O açafrão é uma das plantas mais exaustivamente pesquisadas até hoje. Suas propriedades medicinais e componentes (principalmente curcumina) têm sido objeto de mais de 5.600 estudos biomédicos revisados por pares e publicados. A pesquisa ao longo de cinco anos sobre essa planta revelou mais de 600 aplicações potenciais preventivas e terapêuticas, bem como 175 efeitos fisiológicos benéficos distintos.

Estudos mostram que a curcumina auxilia na proteção de lesão pulmonar associada ao transplante, funciona como antidepressivo, evitam trombose vascular, diabetes e funcionam contra cânceres  resistentes a medicamentos.

Considerando o histórico do açafrão (curcumina), tendo sido usado tanto como alimento e medicamento em uma ampla gama de culturas, há milhares de anos, um forte argumento pode ser feito para se usar a curcumina como uma alternativa de medicamentos ou adjuvante no tratamento do câncer.

Além disso, escovar os dentes com açafrão é uma alternativa natural ao uso de pasta de dente, além de deixar os dentes branquinhos.

Fonte: www. saudecuriosa.com.br