Notícias

Keiro no hi – Dia do Respeito aos Idosos no Japão

18 setembro, 2017

Todos os anos, o Keiro no Hi ( 敬老の日 ) é comemorado na terceira segunda feira do mês de Setembro. O Japão é o país onde se concentra o maior número de idosos no Mundo e portanto essa data é muito significativa e de extrema importância para o povo japonês. A data surgiu em 1947,…

Demência dá sinais antes do que se pensava

Estudos apresentados em 2013, numa conferência da Associação do Alzheimer em Boston mostraram que pessoas com alguns tipos de preocupação cognitiva têm mais risco de apresentar a patologia de Alzheimer no cérebro e de ter demência. As pesquisas concluíram que pessoas com mais preocupações com a memória e a habilidade de organização têm mais chance de…

Solidão afeta idosos LGBT

Solidão afeta idosos LGBT Primeira geração de homossexuais que viveu abertamente sua sexualidade chega à velhice e ao isolamento Bob Wolfenson/DivulgaçãoA cantora Angela Ro Ro, de 67 anos, é filha única, não casou nem teve filhos Angela Ro Ro mora sozinha num apartamento em Ipanema, no Rio. Não tem companheira nem filhos, tampouco irmãos. Formar…

Cientistas descobrem que alecrim combate Alzheimer e aumenta a memória

Em Hamlet, Shakespeare escreveu: “Há alecrim, é para lembrança: reze, ame, lembre-se.” Ele pode ter tido conhecimento dessas propriedades desta planta benéfica. Alecrim é uma erva popular, comumente usada para enfeitar pratos e várias refeições, devido ao seu cheiro único e agradável. No entanto, os cientistas confirmam que esta erva pode ser muito mais útil se…

COMO A SÍNDROME DO PÔR DO SOL INFLUENCIA O COMPORTAMENTO DE IDOSOS COM ALZHEIMER

Cerca de 20% de idosos com Alzheimer e outras demências é acometido pela Síndrome do Pôr do Sol, onde se sentem mais desconfortáveis durante o entardecer, causando agitação, confusão mental e agressividade. A Síndrome do Pôr do Sol geralmente se manifesta em fases intermediárias da demência, declinando a sua incidência à medida que a doença vai…

VEM AÍ A ONDA GRISALHA

No dia 09 de abril de 2016, a revista Americana The Economist publicou um artigo intitulado “O mercado grisalho — Consumidores mais velhos irão redesenhar o cenário dos negócios” (tradução livre). Cruzando dados estatísticos e pesquisas comportamentais, a revista traça um panorama da relação atual entre as marcas e o público consumidor acima de 60 anos, demonstrando…

Ter um propósito de vida faz você viver mais e melhor

Um estudo conduzido por pesquisadores de três universidades (University College London, Princeton University e Stony Brook University), realizado com 9.050 ingleses com idade média de 65 anos descobriu que as pessoas que sentiam que aquilo que faziam realmente valia a pena tinham 30% menos chances de morrer dos que as demais. A pesquisa acompanhou o grupo…