Notícias

Keiro no hi – Dia do Respeito aos Idosos no Japão

18 setembro, 2017

Todos os anos, o Keiro no Hi ( 敬老の日 ) é comemorado na terceira segunda feira do mês de Setembro. O Japão é o país onde se concentra o maior número de idosos no Mundo e portanto essa data é muito significativa e de extrema importância para o povo japonês. A data surgiu em 1947,…

Vitamina D e o nosso organismo

A vitamina D age em diversos mecanismos do corpo humano, como na saúde do coração. Sua falta provoca sintomas que, em boa parte, envolvem os ossos e provocam dores musculares. Além disso, estudos estabeleceram conexões entre a deficiência de vitamina D, o cansaço excessivo, a depressão, demora na cicatrização e queda de cabelo, principalmente entre…

Artrose: causas e tratamentos

A artrose é uma degeneração que começa na cartilagem entre as juntas e os ossos, processo que dificulta a movimentação. Com a degradação desse amortecedor, a fricção aumenta a tal ponto que fica quase impossível mexer os dedos. Apesar de a osteoartrite estar ligada ao envelhecimento, seus sinais não demoram a aparecer. Começa com uma…

A relação entre ler e viver mais

Uma pesquisa de Yale revela que o hábito de ler está ligado a uma longevidade maior. O estudo, chamado “Um capítulo por dia”, foi realizado nos EUA, ao longo de 12 anos – e analisou a relação entre a longevidade e os hábitos de leitura de 3.635 pessoas com mais de 50 anos. Essa mesma turma também…

Depressão na terceira idade

O aumento da população idosa pode ser associado  ao aumento da prevalência de doenças crônico-degenerativas, principalmente  as que comprometem o funcionamento do sistema nervoso, como as enfermidades neuropsiquiátricas, particularmente a depressão. Não é fácil conceituar ou mesmo diagnosticar depressão, devido à multiplicidade de suas manifestações e da extensão de sua contextualização. No entanto, o reconhecimento dos…

Os benefícios do Açafrão

O açafrão é uma das plantas mais exaustivamente pesquisadas até hoje. Suas propriedades medicinais e componentes (principalmente curcumina) têm sido objeto de mais de 5.600 estudos biomédicos revisados por pares e publicados. A pesquisa ao longo de cinco anos sobre essa planta revelou mais de 600 aplicações potenciais preventivas e terapêuticas, bem como 175 efeitos…