Todos os anos, o Keiro no Hi ( 敬老の日 ) é comemorado na terceira segunda feira do mês de Setembro. O Japão é o país onde se concentra o maior número de idosos no Mundo e portanto essa data é muito significativa e de extrema importância para o povo japonês.

A data surgiu em 1947, quando uma aldeia em Hyogo resolveu oficializar a data, como forma de respeito e valorização aos anciãos japoneses que sempre contribuíram para o País com sua sabedoria e seu trabalho. A data escolhida é bem propícia, pois nesta época do ano o calor intenso já passou e o clima fica mais ameno.

Nos meados da segunda quinzena de Setembro, as colheitas nas plantações já terminaram e as condições climáticas normalmente são boas, apesar que neste ano, o Japão foi acometido por enchentes e por tufões como o Tufão Roke, comuns durante o verão no Japão e que acabam fazendo um pouco de estrago por lá.

Keiro no Hi é uma data criada exclusivamente no Japão, onde as famílias se reúnem e celebram junto aos seus entes queridos mais velhos. É uma bela tradição que deveria ser celebrada em todo mundo, como forma de respeito e valorização aos idosos.

Fonte: Japão em Foco