A importância da ginástica cerebral para o idoso

A ginástica cerebral oferecida pela Floripa Care nada mais é do que a aplicação de exercícios lúdicos e brincadeiras com o objetivo de estimular a mente quanto aos seus fatores cognitivos: percepção, ação, linguagem, emoção, coordenação e memória.

Nossa memória faz parte de nossa mente e é formada por um processo de aprendizagem, formação, conservação e recordação. Para isso tudo acontecer precisamos utilizar sempre os nossos neurônios – sem atividade neuronal não há como formarmos memória. E para manter neurônios vivos precisamos ativá-los, caso contrário eles desaparecem! Assim como os músculos do corpo precisam ser estimulados e fortalecidos para garantir maior mobilidade, menos dor e bem estar, o mesmo ocorre com o cérebro e seus neurotransmissores. Além de manter a mente ativa por mais tempo, a ginástica cerebral previne e suaviza os efeitos do Alzheimer.

A Dona Nelci Nunes, que frequenta diariamente nosso centro-dia e sofre de Alzheimer, com apenas 20 dias de ginástica cerebral diária, teve o diagnóstico de diminuição do índice de Alzheimer. Essa notícia foi comemorada por toda a equipe do Floripa Care e sedimentou a excelência do nosso trabalho!