A arteterapia tem como objetivo estimular a criatividade, a memória, integração social, atividade cognitiva e motora, bem estar e ânimo, favorecem o resgate da autoestima, favorecendo a autonomia de atividades diárias e com objetivo da melhoria da qualidade de vida e saúde.

É um processo terapêutico que se utiliza da arte para a promoção do bem estar e pode ser oferecida a qualquer pessoa, tenha ou não aptidões artísticas, pois encoraja-se a expressão livre de sentimentos e não a produção de obras de arte com valor estético. Ou seja, o processo artístico é mais importante do que o resultado.

É sabido que as cores, as formas, as texturas, as misturas e o lúdico liberam a criatividade adormecida de qualquer pessoa. Muitos relembram desenhos, fatos e gostos que trazem uma grande sensação de prazer e alegria.

Utiliza-se materiais como giz, lápis, tinta, sementes, folhas e flores, colagem, recortes, material reciclado, tecido e qualquer outro material que colabore para com a expressão artística, diversão, relaxamento e bem estar do participante.